Odette Cecy Chaves começou a operar como radioamadora com indicativo de BZ7AB, Belém-PA, a partir de 1926, (data do inicio de operações não restaram registros). O grande motivador para o ingresso no radioamadorismo foi seu pai, Américo Lins de Vasconcellos, que através de revistas norte-americanas se empolgou pelo radioamadorismo. Na época, os radioamadores operavam exclusivamente em telegrafia, motivo era que a fonia ainda era difícil a realização. Observando que não era bom em telegrafia o pai de Odette organizou um “cursinho ” com auxilio de um técnico e professor dos Correios e Telégrafos, e os alunos era os membros da família. Entre todos os alunos apenas dois concluíram o curso, Odette e seu primo Alberto Mota Filho, que submeteram aos exames de habilitação e foram aprovados.
Seu pai construiu uma estação e Odette começou a operar com BZ7AB seu indicativo, e realizou diversos contatos com Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e com as outras poucas que existiam na época. Depois realizou DX com quase todos os países que existia radioamadorismo, sendo considerada como um grande sucesso o fato de ser mulher e radioamadora (YL) na atividade que praticamente só existia homens. Odette recebeu e enviou cartões e fotos, infelizmente não se pode mostrar algo pois foram extraviados em viagem feita para São Paulo, nos anos trinta. Segundo as suas lembranças se recorda do contato que mais lhe emocionou, um contato com um submarino; e, do operador marinheiro recebeu uma foto e QSL.
Houveram muitas modificações na sua estação e Odette nunca chegou a operar em fonia – teve aumento de potência de 7.5 watts para 15 watts; isto foi comprovado em QSL remetido a José Luis de Novais, SB1AZ, em junho de 1927. Muitos pesquisadores pensavam mas não se confirma, Odette nunca foi telegrafista profissional. Ainda usou os seguintes indicativos: BZ7AB, SB7AB, PY7AB e seu ultimo indicativo PY8AB.
A partir de 1930, Odette, com sua família começou a fazer freqüentes viagens e começou a declinar a sua atuação radioamadorística, comprova-se através das revistas QTC de 1930 a 1934 a total ausência de estações do Norte do Brasil. Foi escrito nas pág 63 de QTC num.3 (janeiro de 1935).
Lê-se “Pará, Amazonas, Acre, Perfeito QRT. PY7AB, que foi sempre uma entusiasta do radioamadorismo, não se fez mais ouvir. É pena, porque ela era sempre ouvida com grande prazer.
Em pesquisas feitas por Geraldo Pessanha dos Santos e por AN-EP (estas pelas leituras da LABRE à revista QTC constaram o seguinte, em ato publicado no Diário Oficial de 23/04/1932, o Ministério da Aviação do Governo Provisório, determinou a cassação da licença de Odette, para estação transmissora instalada em sua residência). O referido ato não menciona a estação de radioamador ou indicativo ou mesmo o tipo de estação.
Em 14 de janeiro de 1938 o nome de Odette Cecy Chaves deixa de constar na lista de radioamadores do Pará. (Ocasionalmente houve inclusão em outras listas).
Fonte : AN-EP -Vol 94 No. 1 de 1987
Colaboração: IVAN DORNELES RODRIGUES – PY3IDR
ANTONIO FERNANDO ALVES – PR7FN
You must be logged in to post a comment.