Quantas vezes você já ligou seu rádio e ficou se perguntando “Onde eu posso encontrar os colegas para um QSO?”
Esta pergunta é bastante frequente principalmente quando estamos viajando e não estamos familiarizados com os grupos de radioamadores e repetidoras locais.
Você vê um carro que vai a sua frente com uma antena de radioamador e não consegue fazer um contato porquê não sabe em qual frequência o colega está sintonizado e vice e versa e assim lá se vai a oportunidade de um QSO. Se houver uma repetidora no seu caminho, porquê utilizá-la para um contato com o veículo que segue poucos metros a sua frente? A qualidade do contato será certamente muito melhor em SIMPLEX.
Se você estiver enfrentando uma dificuldade ou emergência, como conseguir um contato Salvador da Pátria?
As situações a cima descritas são apenas algumas das muitas que podem se apresentar no dia a dia e sabe porquê elas acontecem? A resposta é muito simples – nós, radioamadores, não convencionamos e não fazemos uso de uma Frequência Nacional de Chamada (FNC).
A ideia do uso de uma Frequência Nacional de Chamada (FNC) é bastante simples – uma vez conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas.
A maioria dos rádios modernos possui uma memória dedicada com prioridade (Call Frequente ou Channel) que normalmente não é utilizada e certamente será de grande valia se adotarmos uma FNC.
Estamos propondo como prática para adoção em nível nacional, as seguintes Frequências Nacionais de Chamada para a Faixa dos 2 Metros.
FNC para contatos em FM SIMPLEX: 146.520 ou 144.970 MHz (mesma frequência convencionada nos Estados Unidos da América).
FNC para contatos em 2m: 144.200 MHz USB.
FNC para contatos em 6m: 50.110,00 MHz USB
Colaboração: Dirceu C. Cavalcanti – PY5IP