Defesa Civil se organiza para reestruturar comunicação via rádio no órgão

Antecipando-se ao verão, período considerado mais crítico em relação à ocorrência de enchentes e incidentes ocasionados pelo período chuvoso, o secretário de Defesa Civil do município de Campos, no Rio de Janeiro, coronel Alcemir Pascoutto reuniu-se, nesta segunda-feira (23/05/2022), com um grupo de radioamadores voluntários, com objetivo de reestruturar a comunicação da Defesa Civil. Por ser um instrumento de comunicação com alcance menos falho, através da utilização do rádio, as equipes conseguem interagir e alinhar as frentes de trabalho, mesmo estando em locais de difícil acesso, onde telefone e internet não funcionam.




Pascoutto destacou que a reestruturação deste serviço é fundamental, tanto para o período de prevenção, quanto para períodos críticos. “Pudemos notar, na última enchente, o quanto os radioamadores são fundamentais na composição da equipe envolvida com os desastres. Estivemos em locais isolados, dependentes da comunicação com a equipe que estava na base para uma tomada de decisão. Isso só foi possível através do apoio dos radioamadores. Por isso, estamos nos organizando para reestruturar este serviço na Defesa Civil e agradeço pela disponibilidade deste grupo, que está sempre disposto a ajudar, qualquer dia, em qualquer situação”, reconheceu o secretário de Defesa Civil.

Radioamador e voluntário da Defesa Civil de Campos, Max Mezach foi enfático ao definir a importância deste meio de comunicação. “Somos (os radioamadores) os únicos que conseguimos atuar quando todos os meios de comunicação tradicional falham”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Radioamador.

Author: Radioamador