Estiveram presentes mais de 400 profissionais de empresas fabricantes, laboratórios, operadoras, organismos de certificação designados (OCDs), associações de classe e representantes do governo, como da Gerência de Certificação e Numeração da Anatel e a Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
O seminário contou com palestras da Anatel, Inmetro, ABRAC, ABTA, Abranet, assim como ampla discussão no plenário sobre processos de certificação dos produtos de telecomunicações.
Os labreanos presentes questionaram sobre a necessidade de certificação dos equipamentos do serviço. A Anatel reiterou sua posição pela certificação dos produtos industrializados e comercializados, assim como considerou fundamental a realização de parceiras com a LABRE.
A Anatel retrata a Resolução 242 como uma das mais estáveis da agência, no entanto reconheceu a necessidade da atualização – também demandada pelos presentes – e incorporou em sua agenda a perspectiva de apresentar para o conselho diretor proposta de revisão da resolução até o final de 2015.
A LABRE também defendeu o retorno do GPRI, Grupo Permanente de Rádio Interferências da Anatel, pois muitos dos casos práticos lá estudados envolviam a sociedade numa rica troca de informações, atualizações e experiências, tratando vários tipos de fontes interferentes. A sugestão foi bem recebida pela agência, que processará internamente o tema.
Seja um associado da LABRE. Maiores informações em http://www.labre.org.br.
LABRE/GDE
Atualizado dia 19 de maio de 2015
http://www.radioamadores.org