O objetivo será obter apoio para a proposta preliminar (PP) do Brasil que busca alocar o espectro contínuo de 5275-5450 kHz para o Serviço de Radioamador em caráter secundário.
O segmento está sendo discutido internacionalmente e a decisão final virá somente em 2015 com a Conferência Mundial de Rádio da UIT em Genebra, Suíça (CMR-15).
Se pelo menos 6 países apoiarem a proposta brasileira, ela poderá se transformar numa Proposta Interamericana e representar todo continente na CMR-15.
A proposta brasileira foi sugerida pela LABRE, através do grupo de Gestão e Defesa Espectral (GDE) e foi aprovada durante reuniões da CBC, as Comissões Brasileiras de Comunicações da Anatel.
Posteriormente a LABRE foi convidada pela Anatel para integrar a delegação do Brasil e assim colaborar nas discussões que ocorrerão sobre este tema.
A PP brasileira será nesta reunião apresentada pela primeira vez no grupo de trabalho da CITEL preparativo das Conferências Regionais e Mundiais de Rádio.
Importante: mesmo o Brasil apoiando a faixa para os radioamadores na CITEL, isso não significa sua aprovação imediata em nosso país. Portanto continua valendo o determinado pelo PDFF (Plano de Destinação de Faixa de Frequências da Anatel) e as legislações em vigor do Serviço de Radioamador sem a atribuição desta faixa ao Radioamadorismo.
GDE/LABRE, 25 de setembro de 2014
http://www.radioamadores.org