Foi aprovado no dia 14 de outubro de 2016, durante reunião plenária da XIX Assembleia Geral da IARU Região 2 na cidade de Viña del Mar, Chile, o novo Plano de Bandas da IARU Região 2.
Duas comissões de espectro (HF e VHF) foram unidas e contaram com 14 delegados. Foram discutidos 6 documentos e anexos que cobriram vários itens com propostas enviadas pela ARRL, LABRE e RAC, além de documentos informativos da IARU Região 1 e Comitê de Coordenação de Frequências Satelitais da IARU.
As alterações visaram maior harmonização com os planos das regiões 1 e 3, a introdução práticas operacionais já consagradas, a contextualização das larguras de banda e modos nos segmentos de satélites para encorajar o uso de novas tecnologias para comunicações espaciais.
Resumo dos itens aprovados
– Melhorias nas definições da faixa passante, acréscimo de preferência pelo uso do USB em 60 m e restrição de concursos também nos 60 m;
– Inserção da nova faixa dos 60 m com subfaixas e notas de rodapé semelhantes ao já aplicado na região 1;
– Melhorias editoriais nas notas de rodapé sobre ACDS nas faixas abaixo dos 2 MHz e acima dos 5.6 GHz;
– Inclusão de ACDS em 2200 m;
– Maior restrição de faixa passante em 630 m;
– Inserção de subfaixa para modos digitais em 80 m com faixa passante restrita, preservando espectro atual de CW;
– Atualização e harmonização da faixa dos 160 m;
– Inserção de notas sobre AM nas faixas as quais o modo é autorizado, tal como previsto nas definições, para mais rápido entendimento e interpretação das orientações;
– Reconhecimento da prática do AM em 15 m com inserção de subfaixa correspondente não exclusiva;
– Reconhecimento da prática de chamadas gerais em 144,3 MHz e uso do CW/SSB até 144,360 MHz;
– Melhor definição das subfaixas e condições operacionais para satélites em 2.4 GHz;
– Mudanças editoriais e inserções de notas de rodapé sobre larguras de banda e modos aplicados para comunicações espaciais em 3.4 GHz, 24 GHz e 47 GHz.
Tal como na assembleia anterior, a maioria das propostas veio da LABRE, inclusive a inserção da nova faixa dos 60 m. Todas as sugestões labreanas aprovadas. A parceria com a ARRL foi repetida nas comissões de espectro com Brian Mileshosky, N5ZGT na presidência e Flávio Archangelo, PY2ZX na secretaria.
O Plano de Bandas não tem força de lei. Trata-se uma orientação para as entidades membro da IARU em seus respectivos países, especialmente naqueles onde as subfaixas são autorreguladas.
Nos demais, como o Brasil, é indicada intermediação das entidades membro da IARU com as administrações nacionais de telecomunicações para que os regulamentos reflitam ao máximo as orientações para a região.
O Plano de Bandas aprovado será nos próximos dias publicado no site oficial da IARU Região 2, com divulgação da LABRE/GDE.
LABRE atuante na IARU
Francisco Queiroz, PY2FR, decano da assembleia, foi escolhido para a presidência do Comitê Eleitoral. Reinaldo Leandro, YV5AM, foi reconduzido para a presidência da IARU Região 2. Gustavo de Faria Franco, PT2ADM, foi confirmado como Diretor da Área F.
Integraram ainda a delegação labreana Orlando Perez Filho, PT2OP e Paulo Hernandes, PT2NP, que acompanharam os comitês de espectro e a oficina de comunicações emergenciais.
Seja você também um labreano. Fortaleça a defesa e o desenvolvimento do radioamadorismo. A LABRE é entidade membro da IARU e está constituída em formato confederativo, podendo o interessado se associar a quaisquer de suas estaduais ativas.
Conheça e apoie o trabalho do Grupo de Gestão e Defesa Espectral da LABRE. Informações em http://www.labre.org.br ou http://www.radioamadores.org
You must be logged in to post a comment.