Um tribunal grego questiona a validade de um radioamador contatar outros radioamadores durante as suas férias, atividade conhecida como expedição de DX (DXpedition).
O periódico Greek City Times traz um relatório traduzido que se originário na língua grega do Europost. Estranhamente, a tradução do Greek City Times omite parte do equipamento de radioamador mencionado no original, que foi transcrito abaixo:
“… um turista alemão foi preso sob acusação de espionagem depois que o suposto equipamento de espionagem foi encontrado em seu carro.
Ele negou ser espião e disse que operava no rádio.
Em um período de grandes questões nacionais com a Turquia, e em meio à vigilância, um turista alemão foi preso na ilha de Rodes (SV5) por violar a Lei 4070/12: “regulamentação de comunicações eletrônicas, transporte, obras públicas e outras disposições”.
Especificamente, o cidadão alemão de 51 anos foi preso às 22h30 do dia 9 de agosto de 2020. A polícia da Subdirecção de Segurança de Rodes trouxe o acusado de Tholos, onde havia alugado e dirigia um veículo Suzuki.
Dentro, portanto, foi encontrada uma antena CG3000 com dois feixes de cabos conectados a ela, uma antena branca com a inscrição DX Wire mini 10m / 2018 / II, um radio YAESU MUSEN CO LTD FT- 891, um verteiler DC dispositivo eletrônico e um laptop BENQ JOYBOOK S73 SERIES sem licença de uma autoridade competente na Grécia, que eram alimentados por bateria de carro.
Afirmou ainda que tem licença legal de radioamador em seu pais e não ter licença emitida em Rodes, veio com seu rádio e equipamento e falou em dois dias com outros radioamadores em uma rede de 250 pessoas, principalmente da Alemanha e nas frequências legalmente licenciadas para este fim.
O tribunal questionou que tipo de férias seriam aquelas, mas considerou que não havia evidências suficientes para a natureza do crime.
Adaptação para o português: Peter PY5CC.